O Departamento de Administração e Finanças é a unidade orgânica interna de apoio e suporte aos serviços administrativos da FLCS.
O Departamento de Administração e Finanças subdivide-se em repartições, seguintes:
- Repartição de Finanças;
- Repartição de Recursos Humanos;
- Repartição de Património, Aprovisionamento e Apoio;
- Repartição de Comunicação e Informática; e
- Secretaria.
REPARTIÇÃO DE FINANÇAS
A Repartição de Finanças é uma subunidade orgânica do Departamento Administrativo responsável pelos serviços financeiros.
São funções da Repartição de Finanças, as seguintes:
- Gestão de activos financeiros da FLCS;
- Produção e divulgação de informação relativa a transacções da FLCS;
- Garantia da realização e prossecução de políticas e planos da UEM, em geral, e das operações ou programas da FLCS, em especial;
- Garantia da utilização racional e eficiente dos recursos;
- Elaboração do orçamento anual da FLCS;
- Garantia da execução orçamental;
- Preparação de relatórios de execução orçamental;
- Auxilio a auditorias internas e externas;
- Controlo do orçamento;
- Classificação de receitas e despesas;
- Controlo e reconciliação bancária das receitas próprias;
- Controlo de pagamentos dos cursos em regime pós-laboral;
- Produção de balancetes de receitas próprias, e de execução do Orçamento do Estado;
- Produção de balancetes de execução de projectos e fundos de doações.
- Produção de relatórios financeiros das contas da FLCS;
- Recepção e execução de pagamentos autorizados;
- Preparação de meios de pagamento e o respectivo processo;
- Conferência e depósito de valores recebidos;
- Gestão e controlo do fundo de maneio; e
- Guarda e conservação de valores detidos.
REPARTIÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
A Repartição de Recursos Humanos é uma sub-unidade orgânica do Departamento Administrativo responsável pela gestão do pessoal.São funções da Repartição dos Recursos Humanos, as seguintes:
- Planificação e programação do recrutamento, selecção e promoção do pessoal, em colaboração com a Direcção dos Recursos Humanos;
- Elaboração de propostas referentes a carreiras e qualificações profissionais e sua integração;
- Organização de processos individuais e de contratação e renovação de docentes, membros do corpo técnico-administrativo e monitores;
- Garantia da aplicação de normas relativas à política salarial de docentes, investigadores e funcionários do Corpo Técnico-Administrativo;
- Controlo da assiduidade, pontualidade e efectividade dos docentes, investigadores e funcionários do Corpo Técnico e Administrativo; e
- Controlo da produtividade dos funcionários do Corpo Técnico-Administrativo.
REPARTIÇÃO DE PATRIMÓNIO, APROVISIONAMENTO E APOIO
A Repartição de Património, aprovisionamento e apoio é uma sub-unidade orgânica do Departamento Administrativo responsável pelos serviços de gestão patrimonial, aprovisionamento e apoio. São funções da Repartição de Património, Aprovisionamento e Apoio, as seguintes:
a) Aquisição de bens e serviços;
b) Provisão de procurement;
c) Identificação de necessidades de compras;
d) Gestão do armazém;
e) Classificação, registo e controlo de bens imobilizados;
f) Actualização do cadastro de bens imobilizados;
g) Manutenção do arquivo dos processos de compras;
h) Salvaguarda dos bens adquiridos;
i) Realização de inventários periódicos;
j) Condução de processos de abates do imobilizado;
k) Gestão da higiene e segurança do edifício onde funciona a FLCS;
l) Auxilio dos docentes e investigadores nas suas actividades;
m) Garantia da preparação do material e das condições para as aulas; e
n) Gestão da reprografia.
REPARTIÇÃO DE PATRIMÓNIO, APROVISIONAMENTO E APOIO
A Repartição de Património, aprovisionamento e apoio é uma sub-unidade orgânica do Departamento Administrativo responsável pelos serviços de gestão patrimonial, aprovisionamento e apoio. São funções da Repartição de Património, Aprovisionamento e Apoio, as seguintes:
- Aquisição de bens e serviços;
- Provisão de procurement;
- Identificação de necessidades de compras;
- Gestão do armazém;
- Classificação, registo e controlo de bens imobilizados;
- Actualização do cadastro de bens imobilizados;
- Manutenção do arquivo dos processos de compras;
- Salvaguarda dos bens adquiridos;
- Realização de inventários periódicos;
- Condução de processos de abates do imobilizado;
- Gestão da higiene e segurança do edifício onde funciona a FLCS;
- Auxilio dos docentes e investigadores nas suas actividades;
- Garantia da preparação do material e das condições para as aulas; e
- Gestão da reprografia.
SECRETARIA
A Secretaria é uma subunidade orgânica do Departamento Administrativo de apoio aos serviços gerais da FLCS.
São funções da Secretaria, as seguintes:
- Organização e providência da recepção, expedição, circulação, reprodução, registo e arquivo de documentos;
- Preparação de documentos e sua submissão a despacho, assinando a correspondência;
- Distribuição do expediente e outro material; e
- Garantia do cumprimento das normas de gestão documental e de informação, nos termos do Sistema Nacional de Arquivos do Estado e demais normas inerentes
REPARTIÇÃO DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO
A Repartição de Informática e Comunicação é a sub-unidade responsável pela gestão de plataformas, sistemas, software, equipamentos informáticos e de comunicação, elaboração de mecanismos de comunicação, definição e manutenção da imagem institucional. A Repartição de Informática e Comunicação integra as secções seguintes: Secção de Informática, e Secção de Comunicação.
São funções da Secção de Informática, as seguintes:
- Administração das actividades das salas de informática;
- Gestão do acesso facilitado à pesquisa e investigação, através da utilização da internet aos membros da FLCS;
- Emissão de pareceres sobre o equipamento informático a ser adquirido;
- Assistência técnica, manutenção e reparação do equipamento informático; e
- Promoção e garantia da realização de acções de formação;
Funções da Secção de Comunicação
- Gestão e elaboração de plataformas de comunicação da FLCS;
- Definição e manutenção da imagem institucional da Faculdade;
- Coordenação de eventos artísticos para instalações da FLCS;
- Adquisição, tratamento, conservação e difusão da informação sobre as actividades da FLCS;
- Apoio às unidades orgânicas e aos órgãos colegiais da Faculdade na elaboração de folhetos, cartazes e outros tipos de materiais importantes para a disseminação de eventos, resultados de projectos de investigação científica, áreas e cursos de formação dos departamentos académicos da Faculdade;
- Gestão a solicitações do público relacionado com as actividades desenvolvidas pela FLCS;
- Organização da logística multimédia de actividades complementares da FLCS;
- Coordenação da gestão de informação da página de internet da Faculdade;
- Gestão do acesso facilitado à pesquisa e investigação através da utilização dos serviços da internet; aos membros da FLCS.
- Incentivo ao desenvolvimento da arte na comunidade universitária; e
- Apoio a iniciativas de estudantes e funcionários em relação à prática desportiva.