Outubro Rosa 03A Faculdade de Letras Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (FLCS) realizou, recentemente, no Campus Principal, uma palestra no âmbito da campanha mundial de prevenção e diagnóstico precoce do cancro de mama, intitulada: "Outubro Rosa, consciência, coragem prevenção ao cancro".
Na ocasião, o Director da Faculdade, Prof. Doutor Samuel Quive, afirmou que Outubro Rosa é um mês de reflexão, sobre como a comunidade e a sociedade pode se prevenir do cancro da mama. "É importante que os jovens comecem muito cedo a saber quais são os sintomas, e como podem se prevenir no dia a dia. Por isso, temos aqui autoridades da saúde para nos falarem sobre isso. Que ninguém saia daqui com dúvidas", destacou.
Durante o evento, a palestrante e enfermeira de saúde materno infantil, Dra. Carla Bié explicou que cancro de mama resulta do crescimento desordenado das células que formam nódulos, indicou ainda que factores a idade, histórico familiar, a menopausa tardia, consumo de álcool e drogas, bem como o facto já ter tido a doença anteriormente podem aumentar o risco de desenvolver a doença.
Segundo a especialista, as doenças cancerígenas não apresentam sinais evidentes, sendo, por isso, fundamental fazer o rastreio precoce.
"Devemos estar atentos ao aparecimento de um nódulo, mudança do aspecto do mamilo, aparecimento de algumas feridas na mama, saída de secreção amarelada, purulenta na mama. Ao depararmo-nos com estes sintomas, é importante procurarmos uma unidade sanitária. A palestrante reforçou também a importância do autoexame da mama, que deve ser realizado uma semana depois do período menstrual, como forma de deteção precoce.
A palestra contou, ainda, com um testemunho inspirador da mãe mentora, Judite Alexandre Nabingo, que partilhou a sua história de superação após o diagnóstico de cancro da mama. No seu relato, destacou a importância do autoexame e da atenção aos sinais do corpo.
O evento que juntou docentes, funcionários e estudantes da FLCS, foi igualmente marcado por uma feira de saúde, onde os participantes puderam realizar o rastreio do cancro da mama e do colo do útero, além de se beneficiar de serviços de saúde materno infantil.

Outubro Rosa 02

  • Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS)
    Av. Julius Nyerere, nr. 3453
    Maputo
  • (+258) 21 485402

Siga-nos online