Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS)

A Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) é actualmente a maior da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), com cerca de 11.503 estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação. A Faculdade de Letras e Ciências Sociais é fruto a união em 2003 entre as já extintas Faculdade de Letras (FL) e Unidade de Formação e Investigação em Ciências Sociais (UFICS). Saiba mais...

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Funcionários

O Departamento de Administração e Finanças é a unidade orgânica interna de apoio e suporte aos serviços administrativos da FLCS.
O Departamento de Administração e Finanças subdivide-se em repartições, seguintes:

  1. Repartição de Finanças;
  2. Repartição de Recursos Humanos;
  3. Repartição de Património, Aprovisionamento e Apoio;
  4. Repartição de Comunicação e Informática; e
  5. Secretaria.

REPARTIÇÃO DE FINANÇAS
A Repartição de Finanças é uma subunidade orgânica do Departamento Administrativo responsável pelos serviços financeiros.
São funções da Repartição de Finanças, as seguintes:

  1. Gestão de activos financeiros da FLCS;
  2. Produção e divulgação de informação relativa a transacções da FLCS;
  3. Garantia da realização e prossecução de políticas e planos da UEM, em geral, e das operações ou programas da FLCS, em especial;
  4. Garantia da utilização racional e eficiente dos recursos;
  5. Elaboração do orçamento anual da FLCS;
  6. Garantia da execução orçamental;
  7. Preparação de relatórios de execução orçamental;
  8. Auxilio a auditorias internas e externas;
  9. Controlo do orçamento;
  10. Classificação de receitas e despesas;
  11. Controlo e reconciliação bancária das receitas próprias;
  12. Controlo de pagamentos dos cursos em regime pós-laboral;
  13. Produção de balancetes de receitas próprias, e de execução do Orçamento do Estado;
  14. Produção de balancetes de execução de projectos e fundos de doações.
  15. Produção de relatórios financeiros das contas da FLCS;
  16. Recepção e execução de pagamentos autorizados;
  17. Preparação de meios de pagamento e o respectivo processo;
  18. Conferência e depósito de valores recebidos;
  19. Gestão e controlo do fundo de maneio; e
  20. Guarda e conservação de valores detidos.

 

REPARTIÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
A Repartição de Recursos Humanos é uma sub-unidade orgânica do Departamento Administrativo responsável pela gestão do pessoal.São funções da Repartição dos Recursos Humanos, as seguintes:

  1. Planificação e programação do recrutamento, selecção e promoção do pessoal, em colaboração com a Direcção dos Recursos Humanos;
  2. Elaboração de propostas referentes a carreiras e qualificações profissionais e sua integração;
  3. Organização de processos individuais e de contratação e renovação de docentes, membros do corpo técnico-administrativo e monitores;
  4. Garantia da aplicação de normas relativas à política salarial de docentes, investigadores e funcionários do Corpo Técnico-Administrativo;
  5. Controlo da assiduidade, pontualidade e efectividade dos docentes, investigadores e funcionários do Corpo Técnico e Administrativo; e
  6. Controlo da produtividade dos funcionários do Corpo Técnico-Administrativo.

 

REPARTIÇÃO DE PATRIMÓNIO, APROVISIONAMENTO E APOIO
A Repartição de Património, aprovisionamento e apoio é uma sub-unidade orgânica do Departamento Administrativo responsável pelos serviços de gestão patrimonial, aprovisionamento e apoio. São funções da Repartição de Património, Aprovisionamento e Apoio, as seguintes:
a)    Aquisição de bens e serviços;
b)    Provisão de procurement;
c)    Identificação de necessidades de compras;
d)    Gestão do armazém;
e)    Classificação, registo e controlo de bens imobilizados;
f)    Actualização do cadastro de bens imobilizados;
g)    Manutenção do arquivo dos processos de compras;
h)    Salvaguarda dos bens adquiridos;
i)    Realização de inventários periódicos;
j)    Condução de processos de abates do imobilizado;
k)    Gestão da higiene e segurança do edifício onde funciona a FLCS;
l)    Auxilio dos docentes e investigadores nas suas actividades;
m)    Garantia da preparação do material e das condições para as aulas; e
n)    Gestão da reprografia.

 

REPARTIÇÃO DE PATRIMÓNIO, APROVISIONAMENTO E APOIO
A Repartição de Património, aprovisionamento e apoio é uma sub-unidade orgânica do Departamento Administrativo responsável pelos serviços de gestão patrimonial, aprovisionamento e apoio. São funções da Repartição de Património, Aprovisionamento e Apoio, as seguintes:

  1. Aquisição de bens e serviços;
  2. Provisão de procurement;
  3. Identificação de necessidades de compras;
  4. Gestão do armazém;
  5. Classificação, registo e controlo de bens imobilizados;
  6. Actualização do cadastro de bens imobilizados;
  7. Manutenção do arquivo dos processos de compras;
  8. Salvaguarda dos bens adquiridos;
  9. Realização de inventários periódicos;
  10. Condução de processos de abates do imobilizado;
  11. Gestão da higiene e segurança do edifício onde funciona a FLCS;
  12. Auxilio dos docentes e investigadores nas suas actividades;
  13. Garantia da preparação do material e das condições para as aulas; e
  14. Gestão da reprografia.

 

SECRETARIA
A Secretaria é uma subunidade orgânica do Departamento Administrativo de apoio aos serviços gerais da FLCS.
São funções da Secretaria, as seguintes:

  1. Organização e providência da recepção, expedição, circulação, reprodução, registo e arquivo de documentos;
  2. Preparação de documentos e sua submissão a despacho, assinando a correspondência;
  3. Distribuição do expediente e outro material; e
  4. Garantia do cumprimento das normas de gestão documental e de informação, nos termos do Sistema Nacional de Arquivos do Estado e demais normas inerentes

 

REPARTIÇÃO DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO
A Repartição de Informática e Comunicação é a sub-unidade responsável pela gestão de plataformas, sistemas, software, equipamentos informáticos e de comunicação, elaboração de mecanismos de comunicação, definição e manutenção da imagem institucional. A Repartição de Informática e Comunicação integra as secções seguintes: Secção de Informática, e Secção de Comunicação.

São funções da Secção de Informática, as seguintes:

  1. Administração das actividades das salas de informática;
  2. Gestão do acesso facilitado à pesquisa e investigação, através da utilização da internet aos membros da FLCS;
  3. Emissão de pareceres sobre o equipamento informático a ser adquirido;
  4. Assistência técnica, manutenção e reparação do equipamento informático; e
  5. Promoção e garantia da realização de acções de formação;

Funções da Secção de Comunicação

  1. Gestão e elaboração de plataformas de comunicação da FLCS;
  2. Definição e manutenção da imagem institucional da Faculdade;
  3. Coordenação de eventos artísticos para instalações da FLCS;
  4. Adquisição, tratamento, conservação e difusão da informação sobre as actividades da FLCS;
  5. Apoio às unidades orgânicas e aos órgãos colegiais da Faculdade na elaboração de folhetos, cartazes e outros tipos de materiais importantes para a disseminação de eventos, resultados de projectos de investigação científica, áreas e cursos de formação dos departamentos académicos da Faculdade;
  6. Gestão a solicitações do público relacionado com as actividades desenvolvidas pela FLCS;
  7. Organização da logística multimédia de actividades complementares da FLCS;
  8. Coordenação da gestão de informação da página de internet da Faculdade;
  9. Gestão do acesso facilitado à pesquisa e investigação através da utilização dos serviços da internet; aos membros da FLCS.
  10. Incentivo ao desenvolvimento da arte na comunidade universitária; e
  11. Apoio a iniciativas de estudantes e funcionários em relação à prática desportiva.
  • Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS)
    Av. Julius Nyerere, nr. 3453
    Maputo
  • (+258) 21 485402

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