Departamentos
A missão do Departamento de Ciência Política e Administração Pública é fazer formação e desenvolver uma investigação científica de qualidade na área Ciência Política e Administração Pública.
Cursos
O Departamento de Ciência Política e Administração Pública lecciona, actualmente, os cursos seguintes:
Licenciaturas
|
Mestrado
|
Contacto
Nome |
Função |
Contactos |
---|---|---|
Eduardo J. Sitoe |
Chefe de Departamento |
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
Manuel Bata |
Director de Curso de Administração Pública |
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
Nobre Canhanga |
Director de Curso de Ciência Política |
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
Leonarda Miguel |
Secretária |
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
O Departamento de História (DH) foi criado em 1989, mas o ensino de História na UEM data desde a fundação da Universidade Eduardo Mondlane (ex- Universidade de Lourenço Marques) em 1962. Em 1968 foi introduzido o curso de bacharelato em História e, em 1989 o Curso de Licenciatura em História com a duração de cinco anos. O currículo de licenciatura sofreu adaptações em 1992 e 1993, que consistiram na alteração pontual do posicionamento de algumas disciplinas e numa ligeira redução da carga horária. Em 2004, o DH fez uma reforma curricular que assentou na introdução de um tronco comum e três (3) linhas de opção (História Social, Ensino e Documentação) com uma duração de quatro anos. Em 2009, o Departamento ajustou o curso a um modelo de ensino cada vez mais centrado no estudante e introduziu créditos académicos a luz do Sistema Nacional de Acumulação e Transferência de Créditos Académicos-SNATCA.
Ao longo da sua existência, o Departamento de História formou quadros que contribuíram para o desenvolvimento das ciências sociais e humanas em Moçambique. Entre várias individualidades que passaram pelo Departamento de História constam Luís Covane (ex. Vice-Ministro da Educacão e Reitor da Universidade Nachingweia), Arlindo Chilundo (ex. Vice-Ministro da Educação e Ensino Superior, actual Governador do Niassa), João Paulo Borges Coelho (Primeiro Catedrático em História de Moçambique e Escritor de renome internacional), Carlos Serra (CEA), Teresa Cruz e Silva (Catedrática Reformada do CEA), Luís de Brito (IESE), Alda Costa (Dir. Cultura UEM); Aurélio Rocha, Lemos (ex-AHM), Ana Loforte (Professora reformada de Antropologia) e Paulino Macaringue (ex. Chefe do Estado Maior General das FDM e embaixador de Moçambique na RSA), só para citar alguns exemplos.
Passados 28 anos desde a entrada em funcionamento do primeiro curso de licenciatura oferecido pelo DH, o corpo discente continua a crescer. De um total de 10 estudantes admitidos para o curso de licenciatura em 1989 actualmente são admitidos mais de 70 estudantes por ano. Este crescimento da população estudantil tem sido acompanhado por mudanças na sua composição social e nas suas capacidades técnico-científicas. Dados do ano 2016 mostram que o curso de graduação possui um total de 384 estudantes, dos quais 213 (55.4%) são homens e 135 (44.4%) são mulheres no período laboral e pós-laboral. A nível da pós-graduação, o Departamento tem um total de 18 estudantes, dos quais (22%) são mulheres.
O crescimento do número de estudantes também exigiu maior esforço no recrutamento e formação do corpo docente. O corpo de professores nacionais passou de um conjunto de pessoas com licenciatura para um corpo docente com doutores, mestres formados nas melhores Universidades africanas, europeias e americanas.
Cursos Ministrados
Graduação
- Licenciatura em História
Pós-Graduação
- Mestrado em História de Moçambique e África Austral
Contacto
Ángela Mucavel
Secretária
Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
O processo da criação do Departamento de Arqueologia e Antropologia inicia na década de 70 com a criação do Instituto de Investigação de Moçambique (IIM). Em 1972, no mesmo instituto foi criada uma Secção de Pré-história que incluía uma secção de Arqueologia (SARQ). Em 1981 o Instituto de Investigação de Moçambique deu lugar ao Derpartamento de Arqueologia e Antropologia que passou a ter duas secções, uma de Arqueologia e outra de Antropologia, tendo sido incorporado na então Faculdade de Letras. Importa contudo realçar que no DAA inicialmente a componente mais importante era a da Arqueologia que se destacou principalmente na realização de várias pesquisas com financiamento da SAREC, uma agência sueca de cooperação na área de pesquisa. Os antropólogos eram uma minoria, houve uma tentativa de realizar pesquisas conjuntas: no âmbito do projecto sobre as origens urbanas em África, conduzido na zona Norte de Cabo Delgado e em Inhambane no distrito de Vilanculos - Chibuene. O DAA surge inicialmente como uma instituição com vocação para a pesquisa. A área de ensino e docência iniciou em 1987 por ocasião da reabertura da Faculdade de Direito. O DAA inicia a leccionação da disciplina de Antropologia, complementando a componente de investigação pré-existente. Mais tarde em 1995 com a abertura da Unidade de Formação e Investigação em Ciências Sociais, em 1995, o DAA passa a coordenar a leccionação de disciplinas de antropologia no curso de Bacharelato em Ciências Socias; A partir de 1998, até ao presente, o DAA coordena a leccionação do Curso de Licenciatura em Antropologia. E desde 2011 o curso de licenciatura em Arqueologia de Gestão do Patrimonio Cultural. Actualmente lecciona cursos de Mestrado em Antropologia Social e Mestrado em Gênero e Desenvolvimento.
Cursos
O Departamento de Arqueologia e Antropologia lecciona, actualmente, os cursos seguintes:
Licenciaturas
|
Mestrado
|
Contactos
Professor Doutor Hilário Madiquida
Chefe do Departamento
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Mestre Décio Muianga
Chefe da Secção de Arqueologia
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Mestre Adriano Biza
Chefe da Secção de Antropologia
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Mestre Sónia Seuane
Directora do curso de Licenciatura em Antropologia
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Mestre Kátia Filipe
Directora do curso de Licenciatura em Arqueologia e Gestão do Património Cultural
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Professor Doutor José Adalima
Director do Curso de Mestrado em Antropologia Cultural
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Professora Doutora Esmeralda Mariamo
Director do Curso de Mestrado em Genero e Desenvolvimento
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
O Departamento de Administração e Finanças é a unidade orgânica interna de apoio e suporte aos serviços administrativos da FLCS.
O Departamento de Administração e Finanças subdivide-se em repartições, seguintes:
- Repartição de Finanças;
- Repartição de Recursos Humanos;
- Repartição de Património, Aprovisionamento e Apoio;
- Repartição de Comunicação e Informática; e
- Secretaria.
REPARTIÇÃO DE FINANÇAS
A Repartição de Finanças é uma subunidade orgânica do Departamento Administrativo responsável pelos serviços financeiros.
São funções da Repartição de Finanças, as seguintes:
- Gestão de activos financeiros da FLCS;
- Produção e divulgação de informação relativa a transacções da FLCS;
- Garantia da realização e prossecução de políticas e planos da UEM, em geral, e das operações ou programas da FLCS, em especial;
- Garantia da utilização racional e eficiente dos recursos;
- Elaboração do orçamento anual da FLCS;
- Garantia da execução orçamental;
- Preparação de relatórios de execução orçamental;
- Auxilio a auditorias internas e externas;
- Controlo do orçamento;
- Classificação de receitas e despesas;
- Controlo e reconciliação bancária das receitas próprias;
- Controlo de pagamentos dos cursos em regime pós-laboral;
- Produção de balancetes de receitas próprias, e de execução do Orçamento do Estado;
- Produção de balancetes de execução de projectos e fundos de doações.
- Produção de relatórios financeiros das contas da FLCS;
- Recepção e execução de pagamentos autorizados;
- Preparação de meios de pagamento e o respectivo processo;
- Conferência e depósito de valores recebidos;
- Gestão e controlo do fundo de maneio; e
- Guarda e conservação de valores detidos.
REPARTIÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
A Repartição de Recursos Humanos é uma sub-unidade orgânica do Departamento Administrativo responsável pela gestão do pessoal.São funções da Repartição dos Recursos Humanos, as seguintes:
- Planificação e programação do recrutamento, selecção e promoção do pessoal, em colaboração com a Direcção dos Recursos Humanos;
- Elaboração de propostas referentes a carreiras e qualificações profissionais e sua integração;
- Organização de processos individuais e de contratação e renovação de docentes, membros do corpo técnico-administrativo e monitores;
- Garantia da aplicação de normas relativas à política salarial de docentes, investigadores e funcionários do Corpo Técnico-Administrativo;
- Controlo da assiduidade, pontualidade e efectividade dos docentes, investigadores e funcionários do Corpo Técnico e Administrativo; e
- Controlo da produtividade dos funcionários do Corpo Técnico-Administrativo.
REPARTIÇÃO DE PATRIMÓNIO, APROVISIONAMENTO E APOIO
A Repartição de Património, aprovisionamento e apoio é uma sub-unidade orgânica do Departamento Administrativo responsável pelos serviços de gestão patrimonial, aprovisionamento e apoio. São funções da Repartição de Património, Aprovisionamento e Apoio, as seguintes:
a) Aquisição de bens e serviços;
b) Provisão de procurement;
c) Identificação de necessidades de compras;
d) Gestão do armazém;
e) Classificação, registo e controlo de bens imobilizados;
f) Actualização do cadastro de bens imobilizados;
g) Manutenção do arquivo dos processos de compras;
h) Salvaguarda dos bens adquiridos;
i) Realização de inventários periódicos;
j) Condução de processos de abates do imobilizado;
k) Gestão da higiene e segurança do edifício onde funciona a FLCS;
l) Auxilio dos docentes e investigadores nas suas actividades;
m) Garantia da preparação do material e das condições para as aulas; e
n) Gestão da reprografia.
REPARTIÇÃO DE PATRIMÓNIO, APROVISIONAMENTO E APOIO
A Repartição de Património, aprovisionamento e apoio é uma sub-unidade orgânica do Departamento Administrativo responsável pelos serviços de gestão patrimonial, aprovisionamento e apoio. São funções da Repartição de Património, Aprovisionamento e Apoio, as seguintes:
- Aquisição de bens e serviços;
- Provisão de procurement;
- Identificação de necessidades de compras;
- Gestão do armazém;
- Classificação, registo e controlo de bens imobilizados;
- Actualização do cadastro de bens imobilizados;
- Manutenção do arquivo dos processos de compras;
- Salvaguarda dos bens adquiridos;
- Realização de inventários periódicos;
- Condução de processos de abates do imobilizado;
- Gestão da higiene e segurança do edifício onde funciona a FLCS;
- Auxilio dos docentes e investigadores nas suas actividades;
- Garantia da preparação do material e das condições para as aulas; e
- Gestão da reprografia.
SECRETARIA
A Secretaria é uma subunidade orgânica do Departamento Administrativo de apoio aos serviços gerais da FLCS.
São funções da Secretaria, as seguintes:
- Organização e providência da recepção, expedição, circulação, reprodução, registo e arquivo de documentos;
- Preparação de documentos e sua submissão a despacho, assinando a correspondência;
- Distribuição do expediente e outro material; e
- Garantia do cumprimento das normas de gestão documental e de informação, nos termos do Sistema Nacional de Arquivos do Estado e demais normas inerentes
REPARTIÇÃO DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO
A Repartição de Informática e Comunicação é a sub-unidade responsável pela gestão de plataformas, sistemas, software, equipamentos informáticos e de comunicação, elaboração de mecanismos de comunicação, definição e manutenção da imagem institucional. A Repartição de Informática e Comunicação integra as secções seguintes: Secção de Informática, e Secção de Comunicação.
São funções da Secção de Informática, as seguintes:
- Administração das actividades das salas de informática;
- Gestão do acesso facilitado à pesquisa e investigação, através da utilização da internet aos membros da FLCS;
- Emissão de pareceres sobre o equipamento informático a ser adquirido;
- Assistência técnica, manutenção e reparação do equipamento informático; e
- Promoção e garantia da realização de acções de formação;
Funções da Secção de Comunicação
- Gestão e elaboração de plataformas de comunicação da FLCS;
- Definição e manutenção da imagem institucional da Faculdade;
- Coordenação de eventos artísticos para instalações da FLCS;
- Adquisição, tratamento, conservação e difusão da informação sobre as actividades da FLCS;
- Apoio às unidades orgânicas e aos órgãos colegiais da Faculdade na elaboração de folhetos, cartazes e outros tipos de materiais importantes para a disseminação de eventos, resultados de projectos de investigação científica, áreas e cursos de formação dos departamentos académicos da Faculdade;
- Gestão a solicitações do público relacionado com as actividades desenvolvidas pela FLCS;
- Organização da logística multimédia de actividades complementares da FLCS;
- Coordenação da gestão de informação da página de internet da Faculdade;
- Gestão do acesso facilitado à pesquisa e investigação através da utilização dos serviços da internet; aos membros da FLCS.
- Incentivo ao desenvolvimento da arte na comunidade universitária; e
- Apoio a iniciativas de estudantes e funcionários em relação à prática desportiva.